Passeando pelo site de uma querida amiga, Mariana Rocha que faz um trabalho maravilhoso com o QUERO HARMONIA, encontrei este texto que tem tudo a ver com nosso momento.

 

A prática regular de yoga é uma das melhores defesas contra doenças. Mantenha sua prática firme no Inverno.

 

 

É aquela época do ano de novo, quando você passa mais tempo dentro dos lugares ao redor de outras pessoas, quando tudo parece mais cheio, e sempre há alguém tossindo ou espirrando. Isso levanta a questão de como sua prática de yoga pode te manter mais saudável durante os meses de inverno e se ela ajuda quando você é presa das doenças sazonais.

 

Para entender melhor, precisamos olhar para o sistema de combate de infecções do corpo, o sistema imunológico, e como yoga pode influencia-lo. Maioria das pessoas pensam no sistema imunológico como um programa de defesa que monitora o corpo, procurando invasores na forma de bactéria, vírus, e outros organismos problemáticos. Uma vez detectados, o sistema imunológico entra em ação para tentar e expulsar esses invasores. Isso é um olhar um tanto simplista do sistema imunológico, o qual nós agora sabemos estar conectado com a maior parte dos outros sistemas do nosso corpo, incluindo relevantemente, o sistema nervoso e o endócrino.

 

Na verdade, em vez de só reagirem à organismos estranhos e montando uma defesa, o sistema imunológico é agora visto como um órgão sensorial (como os olhos, ouvidos ou a pele), reunindo todo tipo de informação, e está em constante comunicação bilateral com o cérebro, que também interage com seu sistema endócrino.

 

Inúmeros estudos demostram uma imensa lista de benefícios psicológicos que vem de uma pratica regular de asana, pranayama, e meditação, encontrando melhora na função respiratória, balanço endócrino, função imunológica e no sono, aumento nos níveis de energia e diminuição do nível de estresse. Todos esses vão ter efeitos positivos na prevenção e tratamento de doenças sazonais, se a pratica regular for estabelecida. Indo à aulas uma ou duas vezes por semana não vai bastar. Você vai precisar começar à praticar na sua própria casa.

 

Se nós só olharmos o efeito do sono em quão bem nosso sistema imunológico funciona, podemos ver o quão importante os benéficos de sono do yoga são. Pesquisas mostraram que o sistema imunológico entra em ação durante a noite e faz a maior parte de seu trabalho durante o sono profundo. Quando as horas de sono são curtas, tem um efeito muito ruim na função imunológica. Um estudo de 2011 mostrou que pessoas que tem ‘sono curto’, tendo 5-6 horas ou menos por noite são 50% mais suscetíveis à pegarem uma doença viral. Então o simples fato de um sono mais longo e profundo por causa da pratica regular de yoga já terá um grande efeito protetor para nós.

 

Como decidir qual tipo de pratica de yoga asana é a melhor para prevenir resfriados e gripes? Quando vemos a parte asana da nossa pratica de yoga como um tipo de exercício. Estudos mostraram que exercícios moderados e regulares melhoram pelo menos uma das células imunológicas do nosso corpo, os NKs. Então uma leve a moderada pratica de yoga pode ter benefícios similares para combater essas infecções sazonais. Mas nem todos tipos de yoga serão assim. Inúmeros estudos mostraram que exercícios prolongados e pesados podem, na verdade, reduzir a eficiência da função das células imunológicas. Portanto, praticas intensas e longas seriam melhor deixadas para uma época em que há menor risco de se pegar um resfriado ou gripe.

 

Quando voce pega uma gripe, reduzir a intensidade da asana para leve ou restaurativa, enquanto aumenta o tempo gasto com pranayama e meditação, é mais provável de dar suporte ao processo de cura. Posições como ”supported cobbler`s” é ótima, pois ela gentilmente abre seu peito, a cabeça é elevada para ajudar com a congestão nasal, e a posição é geralmente um ótimo lugar de descanso para o corpo. Pratica pranayama que reduzem estresse e meditações guiadas, podem ser feitas em posições como esta. Quando seus sintoma melhoram, você pode gradualmente voltar para asana.

Um dia, um novo provérbio sobre praticas preventivas talvez seja comum. Um dia do cão deixa o doutor distante!

 

Post Original YogaJournal.




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Se tem um lugar que eu amo visitar, encontrar produtos de qualidade e levar para casa alguns dos meus alimentos preferidos é a Mundo Verde. Na semana passada estive lá e assumo, não é tão fácil escolher o que levar. Fico louca para experimentar tudo e fazer um estoque para mim!

 

Além de confiar muito nos produtos da Mundo Verde, chegar na loja da Prudente e ser sempre tão bem recebida é uma das razões que fazem a marca tão especial!

 

Minhas comprinhas da vez foram ótimas e vou experimentar tudo esta semana para contar pra vocês. Sei que já tem gente ansiosa, pois alguns já me perguntaram se o Glico Ative funciona mesmo contra a vontade de doce pelo Snap, mas calma turma. Ainda não experimentei. Conto mês que vem!!

 


De toda forma, vou compartilhar com vocês e deixar aqui a minha dica de produtos de qualidade e bom preço!


Glicoative

 


O Glicoative é um suplemento de minerais composto por magnésio, manganês e cromo com extrato seco de canela. O suplemento auxilia no controle dos níveis de glicose no sangue e na diminuição da vontade de comer doces, o que ajuda bastante nos dias em que a TPM chega com tudo.

 

No inverno é muito comum aumentarmos o consumo de doce, não sei o que acontece. Está rolando isso com você?! Jesus...Será mesmo uma excelente ideia entrar com este suplemento já,

 

Spirulina Havaiana

 

 

A spirulina é uma alga microscópica de cor verde azulada que a Mundo Verde vende em cápsulas. Eu considero uma Superfood e vocês já leram isso no meu guia 07 Práticas Naturais Para Alcançar o Equilíbrio.

 

Por ajudar na desintoxicação do corpo, a sipirulina auxilia também no processo de emagrecimento e, por sua composição, ajuda a retardar o envelhecimento e reforçar a imunidade.

 

Inverno = comer mais. Comer mais = usar alimentos lindos como a Spirulina que ajudam no emagrecimento. Topam?!


Colágeno Hidrolisado

 

 

Esse suplemento é rico em vitamina C, selênio e zinco e faz um bem enorme para o corpo e para a pele. É recomendado acrescentar duas colheres de sopa do colágeno em 200 ml de água e consumir logo em seguida.

 

O colágeno é uma proteína fundamental do tecido conjuntivo e está relacionada à sustentação e à elasticidade da pele, dos ossos, das cartilagens, dos ligamentos e dos tendões. Seu consumo colabora na correta formação das fibras colágenas da pele e dos tecidos adjacentes.

 

Tem gente que acredita, outros falam que não adianta nada, mas como eu quero minha pele firme e confio nos produtos Mundo verde, claro que vou acrescentar na minha dieta.

 

Mix de Quinoa

 

 

A quinoa é um alimento extretamente nutritivo e, portanto, sempre recomendada para consumo. Possui quantidade de nutrientes superior à de outros cereais e é rica em zinco, em ferro, cálcio, potássio, magnésio, manganês e em vitaminas B2 e E.

 

É fonte de ômega 3 e 6 e regulariza o funcionamento do intestino, além de reduzir o colesterol, prevenindo infarto e derrame.

 

Uma das vantagens em consumir quinoa é a versatilidade do alimento que facilita sua inclusão no cardápio diário. Possui cozimento rápido, de aproximadamente 15 minutos, e fácil digestão. Pode ser usada também encima da salada, sem cozer. Além disso, este mix da mundo verde é lindo, com todos os tipos de quinoa e bem colorido.

 

Dessa vez a minha listinha foi essa, mas logo eu volto com mais produtos @mundoverdeprudente para compartilhar e indicar para você, afinal, coisa boa a gente compartilha com alegria!

 




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As mudanças climáticas tem uma interferência significativa em diversos aspectos da nossa saúde. E quando muda a estação do ano e a imunidade está baixa, é grande o risco de o corpo não resistir e acabar manifestando algum sinal de fraqueza.

 

Estamos no outono e em cerca de um mês chegará o inverno, essa é uma temporada em que estamos suscetíveis a chamadas doenças sazonais, que aparecem com frequência em determinada época do ano.

 

 

São inúmeros os diagnósticos de doenças respiratórias, inflamatórias e alérgicas, e só quem sofre com esses quadros sabe o quanto é ruim acordar com o corpo dolorido, a garganta fechada, os olhos ardendo, o nariz irritado e até mesmo febre alta. Doenças como resfriado, gripe, laringite, asma, bronquite, pneumonia e bronquiolite estão enchendo as farmácias e pronto atendimentos em todos os lugares.

 

A maior causa dessas doenças e o porquê de se manifestarem durante o outono e o inverno é a soma entre a grande poluição a qual somos constantemente submetidos e o clima seco que marca as estações. Acrescente a isso o fato de que, no frio, buscamos sempre lugares fechados e aí está a resposta para a questão.

 

Por isso, você confere agora 5 dicas para evitar as doenças mais comuns para o Outono. São dicas simples e fáceis, mas que não demandam rigorosidade na hora de colocar em prática! Nada de extremos, hein?! Apenas nos tornando mais conscientes para nos cuidar mais! 

 

1. Hidrate bem o organismo

 

É muito comum que as pessoas sintam sede e se hidratem mais no verão, devido as grandes temperaturas e o fato de que transpiramos mais. Porém, no outono não é diferente. Apesar das temperaturas mais amenas, o ar fica seco, e o consumo de água é essencial.


2. Evite permanecer em locais fechados

 

A proliferação de certos vírus é muito grande nesta época do ano, e locais fechados favorecem este processo. Procure deixar as janelas abertas para permitir que o ar circule.


3. Lave as mãos constantemente

 

Esta é uma dica para qualquer época do ano. Estamos o tempo inteiro mantendo contato com objetos que podem estar contaminados. As mãos são a principal via de transmissão de microrganismo, o simples fato de digitar algo em seu celular já é um riso para você. E essa dica não vale apenas para a troca de estações: ela deve tornar-se um hábito.

 

4. Mantenha uma alimentação balanceada

 

As síndromes gripais, que são mais comuns durante o outono, atingem principalmente crianças e idosos por conta do sistema imunológico frágil. Equilibrar a alimentação com os nutrientes e vitaminas necessários evita que o corpo fique vulnerável a contaminações, além de fazer um bem danado para sua saúde e corpo.


5. Hidrate bem a pele

 

Além de hidratar por dentro, é importante hidratar também por fora. Essa é uma época em que a pele fica mais seca e o risco de alergias aumenta. A indicação é usar um hidratante específico para o rosto e outro para o corpo. Evite banhos muito quentes, pois eles favorecem o ressecamento da pele.

 

As infecções virais podem ser a porta de entrada para outras doenças mais graves, já que diminuem a imunidade e deixam o organismo debilitado, por isso é importante estar atento!

 

O cuidado é extremamente importante e a prevenção ainda é a melhor escolha. Mas, caso esteja sentindo algum sintoma citado no texto não hesite em procurar uma ajuda médica.

 

Todas as estações do ano tem sua beleza, mas também exige cuidados específicos.

 

Cuide-se, lembre-se do quanto é importante estar bem!

 

Namastê!




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Simone Las Casas tem 28 anos é formada em direito e pós graduada em gestão de negócios. Movida pela paixão por Spa's hoje é consultora na empresa Expertise Spa Consulting.

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