Passeando pelo site de uma querida amiga, Mariana Rocha que faz um trabalho maravilhoso com o QUERO HARMONIA, encontrei este texto que tem tudo a ver com nosso momento.

 

A prática regular de yoga é uma das melhores defesas contra doenças. Mantenha sua prática firme no Inverno.

 

 

É aquela época do ano de novo, quando você passa mais tempo dentro dos lugares ao redor de outras pessoas, quando tudo parece mais cheio, e sempre há alguém tossindo ou espirrando. Isso levanta a questão de como sua prática de yoga pode te manter mais saudável durante os meses de inverno e se ela ajuda quando você é presa das doenças sazonais.

 

Para entender melhor, precisamos olhar para o sistema de combate de infecções do corpo, o sistema imunológico, e como yoga pode influencia-lo. Maioria das pessoas pensam no sistema imunológico como um programa de defesa que monitora o corpo, procurando invasores na forma de bactéria, vírus, e outros organismos problemáticos. Uma vez detectados, o sistema imunológico entra em ação para tentar e expulsar esses invasores. Isso é um olhar um tanto simplista do sistema imunológico, o qual nós agora sabemos estar conectado com a maior parte dos outros sistemas do nosso corpo, incluindo relevantemente, o sistema nervoso e o endócrino.

 

Na verdade, em vez de só reagirem à organismos estranhos e montando uma defesa, o sistema imunológico é agora visto como um órgão sensorial (como os olhos, ouvidos ou a pele), reunindo todo tipo de informação, e está em constante comunicação bilateral com o cérebro, que também interage com seu sistema endócrino.

 

Inúmeros estudos demostram uma imensa lista de benefícios psicológicos que vem de uma pratica regular de asana, pranayama, e meditação, encontrando melhora na função respiratória, balanço endócrino, função imunológica e no sono, aumento nos níveis de energia e diminuição do nível de estresse. Todos esses vão ter efeitos positivos na prevenção e tratamento de doenças sazonais, se a pratica regular for estabelecida. Indo à aulas uma ou duas vezes por semana não vai bastar. Você vai precisar começar à praticar na sua própria casa.

 

Se nós só olharmos o efeito do sono em quão bem nosso sistema imunológico funciona, podemos ver o quão importante os benéficos de sono do yoga são. Pesquisas mostraram que o sistema imunológico entra em ação durante a noite e faz a maior parte de seu trabalho durante o sono profundo. Quando as horas de sono são curtas, tem um efeito muito ruim na função imunológica. Um estudo de 2011 mostrou que pessoas que tem ‘sono curto’, tendo 5-6 horas ou menos por noite são 50% mais suscetíveis à pegarem uma doença viral. Então o simples fato de um sono mais longo e profundo por causa da pratica regular de yoga já terá um grande efeito protetor para nós.

 

Como decidir qual tipo de pratica de yoga asana é a melhor para prevenir resfriados e gripes? Quando vemos a parte asana da nossa pratica de yoga como um tipo de exercício. Estudos mostraram que exercícios moderados e regulares melhoram pelo menos uma das células imunológicas do nosso corpo, os NKs. Então uma leve a moderada pratica de yoga pode ter benefícios similares para combater essas infecções sazonais. Mas nem todos tipos de yoga serão assim. Inúmeros estudos mostraram que exercícios prolongados e pesados podem, na verdade, reduzir a eficiência da função das células imunológicas. Portanto, praticas intensas e longas seriam melhor deixadas para uma época em que há menor risco de se pegar um resfriado ou gripe.

 

Quando voce pega uma gripe, reduzir a intensidade da asana para leve ou restaurativa, enquanto aumenta o tempo gasto com pranayama e meditação, é mais provável de dar suporte ao processo de cura. Posições como ”supported cobbler`s” é ótima, pois ela gentilmente abre seu peito, a cabeça é elevada para ajudar com a congestão nasal, e a posição é geralmente um ótimo lugar de descanso para o corpo. Pratica pranayama que reduzem estresse e meditações guiadas, podem ser feitas em posições como esta. Quando seus sintoma melhoram, você pode gradualmente voltar para asana.

Um dia, um novo provérbio sobre praticas preventivas talvez seja comum. Um dia do cão deixa o doutor distante!

 

Post Original YogaJournal.




COMENTÁRIOS
Nome completo*
Comentário*
E-mail*


About Me


Simone Las Casas tem 28 anos é formada em direito e pós graduada em gestão de negócios. Movida pela paixão por Spa's hoje é consultora na empresa Expertise Spa Consulting.

SEARCH

hey!... Least 3 characters.

INSTAGRAM


PINTEREST