por Simone Las Casas

 Está preparado para começar o#medite21 comigo?

 

O desafio é para todos os tipos de praticantes: iniciantes ou meditantes regulares devem compartilhar esta jornada de transformação.

 

Fique livre de todas as suas dores emocionais como insônia, stress e ansiedade e pratique meditação.

 

 

Todos os dias vou postar aqui no IG ? dicas sobre a prática, posturas para meditar, indicações de livros e mantras, tipos diferentes de Meditação e muito mais.

 

Você poderá acompanhar também por aqui!!!!

 

Vamos Comigo?

 

 

#DIA1 - 5 DICAS SIMPLES PARA COMEÇAR A MEDITAR 

 

Tudo pronto para o primeiro dia de#medite21 ?


Esse é o nosso novo desafio, e você é mais do que bem vindo para participar.

Poste sua foto com a #medite21 e vamos juntos nessa corrente de boas energias para transformar nossa mente em morada de bons pensamentos e positividade.

 

Meditar é, na verdade, muito simples e demanda apenas dedicação.
Quando se torna um hábito e você alcança um estado de paz e tranquilidade através da prática, percebe o quanto ela é benéfica e natural, e a partir disso esse será um novo hábito indispensável em sua vida.

 

Hoje eu te apresento 5 dicas simples para meditar e quero MESMO ver você praticando.

 

Saia do seu lugar comum, experimente e compartilhe com a gente a sua experiência:

 

Dica 1 – Escolha um horário fixo para meditar

Dica 2 – Comece com apenas 5 minutos diário e vá aumentando gradativamente
Dica 3 – Escolha um local tranquilo e que te proporcione calma para a prática

 

Quer conhecer as outras duas dicas? Acesse o vídeo no meu canal do youtube, conheça as dicas e pratique!! 
https://www.youtube.com/watch?v=dFHOgyO8BDs

 

 

#DIA2 - POSTURA IDEAL PARA MEDITAR

 

Hoje no #dia2 do desafio #medite21 vamos juntos acertar a postura ideal para cada um de nós.
Para meditar é necessário se manter sentado com a coluna ereta, mas existem algumas formas de tornar isso confortável para o seu corpo no momento presente, já que na medida em que pratica você irá evoluir e, consequentemente, melhorar sua postura. Pratique, encontre sua postura ideal e me conte com a hashtag #medite21qual foi.

 

SENTADO DE PERNAS CRUZADAS
É preciso estar relaxado. Base firme, pélvis corretamente posicionada e coluna esticada são o essencial. A posição mais fácil é sentar-se com ambos os pés apoiados sobre o chão, com ambos calcanhares em linha com o centro do corpo. Para assegurar que a pélvis esteja corretamente inclinada, sente sobre almofadas suficientes de modo que você não sinta desconforto na base de suas costas. Se você está tenso em um dos quadris e ambos os joelhos não repousam sobre o chão, coloque uma almofada debaixo do joelho levantado de modo que tenha uma base para repousar, ou então adote uma posição ajoelhada.

 

DE JOELHOS
Esta posição é mais fácil num banquinho de meditação que deve ser de aproximadamente quinze centímetros (seis polegadas) de altura, e o assento deve inclinar-se para frente. Caso você não possua o banquinho de meditação, ajoelhe-se no chão com os joelhos juntos e algumas almofadas para apoio.
Experimente até que você obtenha a altura correta. Muito alto e você terá muita pressão sobre os joelhos; muito baixo e sua pélvis não estará inclinada e haverá pressão sobre as panturrilhas.

 

SENTADO EM UMA CADEIRA

É possível meditar sentado em uma cadeira. Nesse caso, você precisará assegurar-se de que os pés estejam totalmente apoiados no solo, que suas coxas estejam paralelas ao solo e que suas canelas estejam em ângulos retos com as coxas. Se a cadeira for muito alta para você, coloque almofadas debaixo dos pés; se for muito baixa, sente-se sobre uma almofada. Não apoie suas costas no encosto da cadeira.

 

Seja qual for a posição que você tenha adotado, assegure-se de que você esteja sentando sobre os ossos da região glútea. Apoie-se firmemente e igualmente em ambos os lados. O ato de apoiar-se faz com que a parte superior do corpo se sinta leve e livre. Se seus ombros estiverem curvados e inclinados para frente, não ceda à tentação de simplesmente jogá-los para trás, já que isso causa tensão. É melhor trazê-los de volta jogando a parte de baixo da coluna para frente. Agora preste atenção à cabeça. Ela é muito pesada e precisa ser posicionada corretamente. O topo da cabeça precisa estar mirando o teto (ou o céu). Quando estiver assim, o queixo estará levemente abaixado, e não apontando para fora. Se a cabeça estiver muito para trás, haverá tensão no pescoço e a coluna ficará encolhida; se estiver muito para a frente, o corpo todo se curvará. a postura correta para meditar é uma tarefa complicada e que chega até mesmo a causar dor e incomodo. Isso já aconteceu com você? Hoje no desafio #medite21vamos juntos acertar a postura ideal para cada um de nós e praticar de forma correta respeitando sempre o limite do nosso corpo e da nossa mente.
Para meditar é necessário se manter sentado com a coluna ereta, mas existem algumas formas de tornar isso confortável para o seu corpo no momento presente, já que na medida em que pratica você irá evoluir e, consequentemente, melhorar sua postura. Você pode meditar sentando-se com as pernas cruzadas, apoiando-se sobre os joelhos e até mesmo sentado em uma cadeira.
Pratique, encontre sua postura ideal e me conte com a hashtag #medite21 qual foi!

 

 

#DIA3 - 2 POSTURAS PARA PREPARAR PARA A MEDITAÇÃO

 
Como está a sua prática de meditação?


Hoje é o terceiro dia #dia3 do #medite21 e a evolução começa a ser percebida tanto em nosso corpo quanto em nossa mente, não é mesmo?


A minha dica é para colocar em prática hoje mesmo, quando for fazer o seu desafio.


São duas posturas para realizar antes de meditar. Vamos lá?


A primeira postura é a Soltura dos Ombros e, como o nome diz, o objetivo é que você se solte e relaxe após um dia cansativo de trabalho ou até mesmo de uma noite mau dormida.


A segunda postura é a respiração com os movimentos dos braços, o Prana Namaskar, que também te conduzirá a um estado de relaxamento e acalmar a mente para que, em um estado de calma, consiga iniciar a meditação.


Pratique e me conte aqui como foi.

 

Use a hashtag #medite21 e compartilhe sua experiência comigo e com a turma da galeria, que já está linda.

 

Quer ver o vídeo completo onde ensino as duas posturas para meditar? Acesse o link e se inscreva no canal 
https://www.youtube.com/watch?v=_reE7q0xp2A

 

 

#DIA4 - TEMPO IDEAL PARA MEDITAR

 

Não existe um tempo ideal para a meditação. Você vai evoluir de acordo com a prática. Você pode meditar 5, 10 ou 30 minutos e ter os mesmos benefícios, desde que sua mente esteja focada no que está fazendo.

 

Apenas 05 minutos podem fazer uma diferença enorme no seu dia. A princípio você pode acreditar que não, mas é só começar a prática e vai sentir os benefícios. Um estudo da Universidade de Califórnia provou que apenas 5 minutos de meditação bem feita pode equivaler a 01 hora de sono.

 

Eu costumo usar um despertador, que é para eu não desistir antes de ouvir ele tocar. Se eu selecionei 20 minutos, tenho que estar ali, presente e focada até o sinal de que terminou, que deve ser uma música bem leve.

 

Experimenta começar com 5 minutos e veja como vai passar rápido. Sente-se em uma postura confortável, em uma cadeira ou no chão, feche os olhos e respire por 5 minutinhos, bem simples. Atenção total voltada para a sua respiração. Depois de 2 dias, passe para 10 minutos e em 6 dias, você já estará meditando 15 minutos sem dificuldade.

 

Vá no seu ritmo, mas não deixe de praticar. Aproveite o final de semana que você naturalmente tem mais tempo, para experimentar e sentir.
Me conta por aqui quanto tempo você está meditando e quais as dificuldades que sente de ficar mais tempo, ok !? Quero te ouvir e farei o que estiver ao meu alcance para te auxiliar.

 

 

#DIA5 - LOCAL IDEAL PARA MEDITAR

 

Você pode e deve meditar em qualquer lugar. Não existe regra para isso. A meditação pode acontecer na postura de lótus no seu quarto especial, na cadeira do trabalho, na fila do banco ou em uma roda de amigos.

 

Mas o ideal é que você esteja sempre no mesmo lugar e em uma postura confortável com a coluna ereta para criar ali um ambiente propício energeticamente para a sua prática. Talvez você não tenha um espaço só para a meditação, então, crie seu espaço nestes 21 dias do desafio, faça o possível para meditar sempre ali e perceba como a rotina ficará mais fácil de ser cumprida.

 

Se você já conseguiu estabelecer o seu horário ideal para meditar (vamos falar sobre isso em breve), sente-se sempre no mesmo local para que sua mente entenda que este local é de meditação e nada vai tirar a sua atenção quando você estiver ali.

 

Você pode preparar o ambiente da maneira que quiser: acendendo uma vela, um incenso ou mesmo colocando uma flor para representar o seu desejo pela evolução pessoal. Estas pequenas ações podem ajudar a criar este espaço de bem estar que sua mente vai reconhecer como o momento da sua meditação.

 

Aproveite este domingo para prepara este ambiente e seguir firme no desafio#medite21.

 

 

#DIA6 - INSPIRE-SE E ALIMENTE SUA MENTE

 

O inicio de uma nova semana traz consigo a chance de recomeçar ainda melhor, mais focado, menos stressado e com mais disposição para buscar evolução e autoconhecimento.


E o #medite21 de hoje é para falar o quanto é importante ter inspirações e alimentar nossa mente com mais daquilo que queremos. Lendo um livro, vendo filmes sobre o assunto é se inspirando em pessoas como Deepak Chopra, também conhecido como poeta e profeta das medicinas alternativas.

 

Chopra é o criador da Meditação Atenciosa, uma técnica simples de desencadear um estado de relaxamento profundo de corpo e mente em que, na medida em que a mente se aquieta e permanece desperta, você vai se beneficiar de um estado de consciência mais profundo e tranquilo.

 

Vamos relembrar então a semana anterior com Chopra?

 

Busque o seu lugar ideal de meditar, sente com os olhos fechados e concentre-se em sua respiração, inspirando e expirando normalmente.


Não tente controlar ou alterar a respiração deliberadamente. Apenas observe.

 

Se a respiração se alterar, apenas observe.
Se você se desconcentrar, volte para a respiração e apenas observe.

Se durante a meditação você perceber que está se concentrando em algum sentimento ou expectativa, simplesmente volte a prestar atenção na respiração.

 

Pratique por alguns minutos e ao final mantenha os olhos fechados.
Saia do estado de meditação gradualmente, abra os olhos e assuma sua rotina.

 

Quer saber mais sobre Chopra e todas as realizações desse mestre da medicina auyrvédica? Tem post hoje no blog sobre ele e também sobre tudo que praticamos até agora.

 

Acompanhe no siwithyou.com.br e na fanpage www.facebook.com/withyou .

Namastê

 

 

#DIA7 – ALIMENTAÇÃO E MEDITAÇÃO

 

Você já meditou depois de comer algo muito pesado ou em grande quantidade?


Já se sentiu pesado e com um milhão de pensamentos bombardeando sua mente na hora de meditar?


Talvez você não tenha refletido sobre isso antes, mas alimentação tem uma relação forte com nossas emoções, e nossas emoções interferem diretamente em nossa capacidade de meditar.


Por isso o #medite21 de hoje é para falar sobre a relação entre a prática da meditação e o que consumimos no dia a dia.


Você é o que você come. Quantas vezes você já escutou isso? A alimentação tem um papel importante que pode até mesmo determinar se uma experiência de meditação será boa ou não tão boa.


Por isso aqui vai algumas dicas para ajudar você a conseguir alcançar a nível de meditação que deseja.


1 –Coma mais frutas frescas e vegetais verdes - Inclua alimentos com alta quantidade de fibra em sua dieta.

 

2 - Beba muita água - É muito bom consumir pelo menos dois litros de água por dia. Prefira sucos de fruta a refrigerantes.

 

3 - Coma a quantidade certa - Evite comer muito porque um estômago muito cheio torna a meditação mais difícil.

 

4 - Tenha uma dieta sattvica (PURA) Sattva mais alto ajuda a ter uma experiência de meditação mais profunda.

 

E você, o que comeu antes da sua última meditação que influenciou positiva ou negativamente?
Compartilhe aqui suas experiências com a gente.

 

 

#DIA8 – MEDITAÇÃO EM UM MANTRA

 

A meditação é uma experiência muito pessoal e única. Cada pessoa reserva um tempo, um local e tem sua técnica específica para meditar.


O #medite21 de hoje traz para você um tipo de meditação que eu amo e sinto que me faz muito bem, a meditação em um som ou um mantra.


O ideal é que seja um som contínuo como o da sina tibetana ou o Mantra Om ou um som repetitivo como o Mantra So Ham.


A repetição de torna um mantra. Outra possibilidade é você criar ou seu próprio.

 

Meditar nas palavras INSPIRA EXALA também é excelente para acalmar sua mente para a Meditacao e te lembra faz ficar focado na sua respiração.


A meditação atenciosa do Deepack Chopra para que vocês pratiquem junto comigo já está no meu canal: 
https://www.youtube.com/watch?v=6-dTcw0B_qc&;feature=youtu.be

 

1 – Ligue o som que você deseja ouvir durante sua meditação no modo repetição.

 

2 – sente-se em uma postura confortável, com a coluna ereta.

 

3 – Feche os olhos.

 

4 - Traga a atenção para o som escolhido.

 

5 - Deixe os pensamentos passarem e volte sempre sua atenção para o som, não se mantenha preso a nenhum pensamento.

 

Pratique pelo tempo que julgar necessário e sinta o seu corpo e sua mente alcançando um estado de mais equilíbrio e tranquilidade.

 

 

#DIA9 – MEDITAÇÃO NA RESPIRAÇÃO

 

O #medite21 de hoje é com o método Meditação na Respiração. Prepare-se para aprender uma das mais importantes técnicas de meditação, afinal, quando estamos lidando com a respiração não estamos lidando somente com o ar que entra e sai dos pulmões, mas também com todas as sensações de energia que percorrem todo o corpo com cada respiração.

 

Vamos a prática?!

 

1 - Sente-se em uma postura confortável, com a coluna ereta.

 

2 - Feche os olhos.

 

3 - Concentre sua atenção na respiração abdominal.

 

4 - Deixe os pensamentos passarem e volte sempre sua atenção para a respiração.

 

5 - Repita mentalmente o mantra: INSPIRA, EXALA.

 

Tente não se inclinar para a frente ou para trás, ou para a esquerda ou direita.
Feche os olhos e diga a si mesmo: Que eu possa ser verdadeiramente feliz e livre de todo e qualquer sofrimento.

 

Como está sua evolução no desafio? Conte aqui nos comentários.

 

Se você quer saber mais sobre assunto específico ou tem dúvida em relação a alguma prática que coloquei aqui até agora, escreva pra mim é terei todo o prazer em trazer este tema.

 

Faça sua prática do dia!!

 

 

 



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About Me


Simone Las Casas tem 33 anos, mãe do Yuri, é formada em direito e pós graduada em gestão de negócios. Movida pela paixão por Spa's, massagens, Yoga, e tudo que se relaciona a Bem Estar, hoje é consultora na empresa Expertise Spa Consulting, professora de Yoga, Wellness Coach certificada pela Febracis BH, digital influencer e assessora o marketing da empresa Ecogranito

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